quarta-feira, 28 de julho de 2010

Assinado documento que propoe a legalizacao do aborto


A TODOS OS QUE COMPREENDEM O VALOR DA VIDA:

NO MAIS COMPLETO SILÊNCIO MIDIÁTICO, O GOVERNO BRASILEIRO, EM CONJUNTO COM A ONU, ACABA DE DESFECHAR UM NOVO E DURO GOLPE CONTRA O DIREITO FUNDAMENTAL À VIDA.

É mais um atentado à dignidade da vida humana que se soma aos inúmeros já realizados, neste mesmo sentido, pelo governo brasileiro nos últimos oito anos.
Através da Secretaria de Políticas para as Mulheres, encabeçada pela Ministra Nilcéia Freire, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva acaba de assinar um documento, no âmbito do direito internacional, que propõe para todos os governos da América Latina, inclusive o Brasil, a completa legalização do aborto.
O documento foi aprovado na sexta feira, dia 16 de julho de 2010, em Brasília, por ocasião da conclusão da XIª Conferencia Regional sobre a Mulher da América Latina e Caribe, promovida pela CEPAL (Comissão Econômica para América Latina e Caribe da ONU) em conjunto com a Secretaria de Políticas para as Mulheres do governo Lula, e realizada em Brasília entre 12 e 16 de julho de 2010.
O texto final do documento exorta os governos da América Latina a legalizarem o aborto quando pede para:
"PROMOVER A SAÚDE INTEGRAL E OS DIREITOS SEXUAIS E REPRODUTIVOS DAS MULHERES, REVISANDO AS LEIS QUE PREVÊEM MEDIDAS PUNITIVAS CONTRA AS MULHERES QUE TENHAM COMETIDO ABORTOS, E GARANTINDO A REALIZAÇÃO DO ABORTO EM CONDIÇÕES SEGURAS NOS CASOS AUTORIZADOS POR LEI".

http://www.eclac. org/mujer/ conferencia/ doc/ConsensoBras ilia-portugues. pdf

Com exceção de um blog ligado ao jornal O GLOBO do Rio de Janeiro, os demais jornais não estão comentando as denúncias desta mensagem.
Em uma matéria intitulada "GOVERNO VOLTA A DEFENDER EM DOCUMENTO OFICIAL", publicada em um blog ligado ao jornal O GLOBO, o jornalista Evandro Éboli faz o seguinte comentário:
"DOIS MESES APÓS TER SIDO EXCLUÍDA DO 3º PROGRAMA NACIONAL DOS DIREITOS HUMANOS, A DESCRIMINALIZAÇÃ O DO ABORTO VOLTOU A SER DEFENDIDA OFICIALMENTE NO DOCUMENTO "CONSENSO DE BRASÍLIA", RESULTADO DA XIª CONFERÊNCIA REGIONAL SOBRE MULHERES DO CARIBE E DA AMÉRICA LATINA, DO CEPAL, VINCULADO À ONU, A MINISTRA DA SECRETARIA ESPECIAL DE POLÍTICAS PARA MULHERES, NILCÉA FREIRE, DEFENDEU A REVISÃO DAS LEIS QUE PREVÊEM MEDIDAS PUNITIVAS CONTRA AS MULHERES QUE TENHAM COMETIDO ABORTO.
ESTA É UMA DAS 79 AÇÕES PREVISTAS NO TEXTO, INCLUÍDA NO CAPÍTULO DOS DIREITOS SEXUAIS E REPRODUTIVOS.
COMO ANFITRIÃ DO EVENTO, NILCÉA COORDENOU VÁRIAS MESAS DE DEBATE, ENTRE AS QUAIS A QUE DISCUTIU O ABORTO.
A MINISTRA FEZ UMA DEFESA ENFÁTICA DO FIM DA PUNIÇÃO PARA ESSAS MULHERES E FOI ELOGIADA POR REPRESENTANTES DE ENTIDADES NÃO-GOVERNAMENTAIS:
- A MINISTRA NILCÉA AGIU DE FORMA MUITO CORAJOSA. NA VÉSPERA DE UMA ELEIÇÃO, ELA DEFENDEU COM MUITA GARRA ESSE COMPROMISSO - DISSE GUACIRA OLIVEIRA, DIRETORA DO CENTRO FEMINISTA DE ESTUDOS E ASSESSORIA (CFEMEA), QUE ACOMPANHOU ESSA DISCUSSÃO NA CONFERÊNCIA.
O SECRETÁRIO-GERAL DA CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL (CNBB), DOM DIMAS LARA, VOLTOU A CRITICAR A DESCRIMINALIZAÇÃ O DO ABORTO E A INCLUSÃO DESSE ARTIGO NO TEXTO DA CONFERÊNCIA DAS MULHERES.
DOM DIMAS DISSE QUE A EXPRESSÃO "REVISAR LEIS QUE PREVÊEM MEDIDAS PUNITIVAS PARA MULHERES QUE COMETEM ABORTOS" SIGNIFICA DESCRIMINALIZAR O QUE HOJE É UM CRIME.
- É AQUELA HISTÓRIA DO USO DO EUFEMISMO, PARA NÃO DIZER ABERTAMENTE O QUE ESTÁ NO CERNE DA QUESTÃO. É COMO FALAR EM INTERRUPÇÃO VOLUNTÁRIA DA GRAVIDEZ, UMA FORMA MENOS DIRETA DE SE CHAMAR O ABORTO - DISSE DOM DIMAS LARA".
http://moglobo. globo.com/ integra.asp? txtUrl=/pais/ mat/2010/ 07/22/governo- volta-defender- descriminalizaca o-do-aborto- em-documento- oficial-91722408 6.asp

O documento final da Conferência foi equivocadamente e propositalmente chamado de CONSENSO DE BRASÍLIA.
O texto não representa nenhum consenso a não ser o das organizações que promovem o aborto e que dominaram completamente o desenrolar do evento, graças a um trabalho cuidadosamente planejado e patrocinado pela Fundação Ford de Nova York, iniciado nos anos 90 e descrito mais adiante no terceiro item desta mensagem.
Além de não representar o pensamento do povo brasileiro, nem da maioria dos países latino americanos, majoritariamente contrários tanto ao aborto, como também à legalização do aborto, o documento é também ilegal porque o Brasil, assim como diversos outros países latino americanos, estão comprometidos em virtude de vários tratados internacionais, de caráter vinculante, a reconhecer a personalidade jurídica desde a concepção e a defender a vida humana desde antes do nascimento.
A DECLARAÇÃO UNIVERSAL DE DIREITOS HUMANOS DA ONU, assinada pelo Brasil, afirma, desde 1948, em seus artigos 3 e 6, que
"TODO INDIVÍDUO TEM DIREITO À VIDA, À LIBERDADE E À SEGURANÇA DE SUA PESSOA.
TODO SER HUMANO TEM DIREITO, EM TODAS AS PARTES, AO RECONHECIMENTO DE SUA PERSONALIDADE JURÍDICA".
Dez anos depois, em 1958, a CONVENÇÃO SOBRE OS DIREITOS DA CRIANÇA DA ONU, da qual o Brasil é signatário, foi além e afirma que
"A CRIANÇA, EM VIRTUDE DE SUA FALTA DE MATURIDADE FÍSICA E MENTAL, NECESSITA PROTEÇÃO E CUIDADOS ESPECIAIS, INCLUSIVE A DEVIDA PROTEÇÃO LEGAL, TANTO ANTES QUANTO APÓS SEU NASCIMENTO".
Passados mais dez anos, em 1969, o PACTO DE SÃO JOSÉ DA COSTA RICA, do qual o Brasil também é signatário, afirma em seus artigos 1, 3 e 4:
"PARA EFEITOS DESTA CONVENÇÃO, PESSOA É TODO SER HUMANO. TODA PESSOA TEM DIREITO AO RECONHECIMENTO DE SUA PERSONALIDADE JURÍDICA. TODA PESSOA TEM O DIREITO DE QUE SE RESPEITE SUA VIDA. ESSE DIREITO DEVE SER PROTEGIDO PELA LEI E, EM GERAL, DESDE O MOMENTO DA CONCEPÇÃO."
Em nosso ordenamento jurídico o Código Penal de 1940 já reconhecia o nascituro como pessoa ao colocar o crime do aborto, tipificado em seus artigos 124 a 128, debaixo do título de "CRIMES CONTRA A PESSOA".
O novo Código Civil Brasileiro, datado de 2002, em seu artigo 1798, ao tratar do direito de herança, menciona como pessoas tanto "AS NASCIDAS COMO AS JÁ CONCEBIDAS":
"LEGITIMAM-SE A SUCEDER AS PESSOAS NASCIDAS OU JÁ CONCEBIDAS NO MOMENTO DA ABERTURA DA SUCESSÃO". (Artigo 1798 do Código Civil de 2002).
O mal anunciado Consenso de Brasília passará a ser usado pelas organizações internacionais financiadas pelas grandes Fundações que promovem o aborto em todo o mundo, como um instrumento para iludir os governos e os povos latino americanos, fazendo-os crer que eles assinaram um documento que os obriga a legalizarem o aborto e que, em não o fazendo, estarão violando direitos humanos internacionalmente reconhecidos.
Leia, estude e divulgue esta mensagem para ajudar a esclarecer a farsa que está sendo montada para impor, através dos organismos das Nações Unidas, a legalização e a promoção do aborto ao Brasil e à América Latina.
Procuraremos manter informados sobre o desenrolar dos acontecimentos a todos os que tenham recebido esta mensagem.

Fonte: MCS - RCC BRASIL

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Aviso

Nós, que fazemos o Grupo de oração Discípulos de Emaús, comunicamos que excepicionalmente nesta quarta-feira (29/07), o grupo acontecerá na casa de Maria Mãe da Divina Providência, localizada à rua Marechal Pires Fereira, no centro de Floriano, no horário de sempre(19:00), iniciando com o Santo terço, seguido de louvor, pregação da palavra, com o Tema"Transformação", e oração por cura e pedido de batismo no Espírito Santo. contamos com a sua presença e a de sua família, vamos juntos celebrar pentecostes!

A coordenação!

quinta-feira, 22 de julho de 2010

Expulsar o pecado e viver a retidão


“O Senhor tem nos dado insistentemente, nestes últimos tempos, uma mesma Palavra, um mesmo direcionamento”, disse Maria Beatriz Vargas, do Conselho Nacional da Renovação Carismática Católica, ao abrir a primeira pregação da tarde de sábado (17/07). As moções proféticas para a RCC foram o tema da pregação que falou de aspectos íntimos relacionados ao coração do homem, como templo do Espírito Santo.

Beatriz apresentou aos congressistas a releitura de uma profecia dada à RCC Brasil, onde o Senhor exortava a todos a fazer um exame de consciência e expulsar todo pecado. “A palavra de ordem que recebemos foi ‘ Sede Santos’. E nós tivemos esse discernimento, que se procurarmos a retidão, todo o resto será acrescentado”, (conf. Mt 6,33).

A pregadora destacou que o Senhor escolheu homens e mulheres para serem protagonistas, aqueles que fazem e agem. “Somos pessoas que o Senhor levanta para mudar a história do nosso povo, da nossa família... dentro de nosso espírito, habita o Espírito Santo que nos faz pedras preciosas, para brilhar no mundo”, enfatizou.

Maria Beatriz disse que diante da exortação de Deus, o desafio é nos conformarmos à imagem de Jesus, tendo um coração manso, que perdoa e não busca seus interesses. “Uma coisa que devemos fazer é amar, viver cada momento de nossa vida com amor, optando por amar em cada circunstância de nossa vida, escolher ser bom, exaltar o outro”, convidou.

A pregação encerrou com um forte momento de oração ao Espírito Santo.

http://www.rccbrasil.org.br/congresso/noticia.php?noticia=6241

segunda-feira, 19 de julho de 2010


O infinito poder da Palavra de Deus, diversas vezes negligenciada por muitos de nós, foi o tema da pregação do norte-americano Jim Murphy na tarde desta sexta-feira (16). Como veterano da Renovação Carismática Católica no mundo, ele deixou claro que nós católicos temos que familiarizar-nos com a Palavra e que, como carismáticos, temos de permitir que ela seja um dos meios para que nosso Batismo no Espírito Santo seja continuamente renovado.

Para a RCC, o Batismo no Espírito significa a redescoberta da Palavra de Deus e de sua ação em nossa vida. Nesse Batismo, temos um encontro íntimo com Deus que muda a nossa vida, temos uma experiência nova com a Palavra, graças à ação do Espírito Santo.

Jim afirmou que o Senhor quer que a Sua Palavra encante, renove, envolva, nos desafie e motive-nos a mudar de vida. Deus quer que realmente encontremo-nos com a Palavra, mergulhando fundo nela, para que a Palavra não seja mais uma mera obrigação na nossa vida. Ele deseja que fiquemos totalmente à vontade com a Sua Palavra, sem defesas; que sejamos inteiramente abertos, honestos, realistas, verdadeiros. Deus quer que descubramos na Palavra a luz que ilumina o nosso caminho e orienta-nos em nossas necessidades.

Sabemos que enfrentaremos obstáculos e dificuldades em nossas vidas, mas também devemos ter a certeza de que, alicerçados sobre a rocha da Palavra de Deus, superaremos tudo isso. A Palavra é uma força geradora, é transformadora. E como ela, as nossas palavras também devem construir, encorajar, motivar, edificar. Na nossa boca, a Palavra de Deus pode ser uma bênção na vida das outras pessoas. Jesus quer que Sua Palavra seja luz, segurança, fortaleza, criação e transformação em nossas vidas.

Por fim, Jim Murphy proclamou que Deus prepara-nos um banquete a cada dia com a Sua palavra e que, acomodados, limitamos-nos a “beliscar” desperdiçando assim todas as graças e bênçãos que o Senhor tão cuidadosamente preparou para cada um de nós.


http://www.rccbrasil.org.br/congresso/noticia.php?noticia=6232

quarta-feira, 7 de julho de 2010

As seitas "evangélicas" e suas supertições

O Brasil é um país supersticioso. Na Bahia há um dito popular que exemplifica isso de forma jocosa e muito bem humorada: “80% são católicos, 15% são protestantes, 5% pertencem a outras religiões e 100% vestem branco às sextas-feiras”. A superstição está tão engendrada em nossa sociedade que chega a independer do nível sócio-econômico ou cultural. Entretanto, há quem se aproveite do espírito supersticioso do brasileiro de forma torpe e irresponsável, em questão, diversas seitas evangélicas.

Todos nós já escutamos nos meios de comunicação chamadas como: “dia do descarrego”; “meia-noite da libertação”; “noite da quebra de feitiços”, “dia do óleo santo de Israel”; “corrente dos empresários”; “culto da sexta-feira 13”. E alguns mais hilários como: “sexta-feira forte, desencapetamento total” ou “venha receber seu shampoo sagrado”. Este último, por sinal, quem vos escreve teve oportunidade de escutar.

Não raro, em programas de rádio ou TV dessas seitas, os “pastores” que apresentam tais programas, quando perguntados por ouvintes sobre as razões de seus infortúnios, respondem sem pestanejar: “Foi um feitiço, um trabalho, uma maldição que jogaram em você! Compareça a nossa igreja...”. Já se estabelece nesse curto contato uma relação de sugestionador e sugestionado, entre o pretenso "pastor" e sua vítima em potencial.

Termos como “descarrego” sempre estiveram tradicionalmente relacionados ao fetichismo e à magia, temas que sempre foram objeto de repúdio por parte do cristianismo. Qual seria então a justificativa para a venda de falsos objetos sagrados e da utilização de elementos da superstição popular por parte de seitas evangélicas em pleno século XXI? As respostas são várias, mas orbitam em torno de uma única motivação: dinheiro. Soma-se ainda uma tática covarde: a submissão da consciência dos fiéis a uma ótica atávica. Ou seja, ao invés de libertar mentes de crenças ancestrais que subjugam a verdadeira espiritualidade libertária do cristianismo, essas seitas perpetuam e disseminam a crença em supertições e fetiches, além de escravizar, inexoravelmente, seus membros a uma permanente relativização de sua relação com Deus.

Essa verdadeira escravização de mentes, é em parte responsável pelo esplêndido crescimento dessas seitas. Não há uma explícita negação daquilo que pode ser classificado como crendice popular e superstição. O fiel não precisa rever seus conceitos motivado por uma doutrina que o conduza a uma reflexão acerca de suas crenças anteriores, simplesmente não é preciso abandonar nada, não é preciso modificar sua ótica em relação ao que recebeu como herança do seu folclore e cultura. O fiel é conduzido a permanecer na ignorância, a mesma ignorância que justifica para esse mesmo fiel que basta ter fé para salvar-se, ou seja, um caminho religioso pavimentado por aparentes facilidades. O fiel permanece arraigado a superstições, e é estimulado diuturnamente pela seita a continuar nessa mesma situação de voluntária escravidão. Afinal, permanecer dentro da seita é a garantia de “corpo fechado”, de proteção.

O “pastor”, por sua vez, ocupa uma posição bastante similar a de um curandeiro, dententor de uma "magia boa”, antídoto que protege o fiel de toda uma miríade de riscos espirituais aos quais o mesmo está exposto fora da seita. E a seita ocupa grande parte de sua pregação em solidificar esses conceitos em seus fiéis, basta adentrar qualquer desses templos e o que se notará é uma sequência de pregações e testemunhos reforçando dia após dia a imagem de um mundo ancestralmente cheio de superstições. Serão pastores falando de feitiços, magias, bruxarias e demônios, e testemunhos de fiéis falando que foram libertados exatamente dessas coisas. Com tanta repetição, qualquer mentira passa virtualmente por verdade.

Por mais absurdo que pareça, a observação comprova essa relação de sujeição dos fiéis motivada pelo medo e ignorância, da mesma forma que atesta o comportamento vicioso dos pretensos pastores, o que os coloca no mesmo calibre dos curandeiros, feiticeiros e passistas que dizem combater.

Em geral, com os fiéis incentivados a relacionar sua fé cristã a fetichismos e crendices, não ocorre uma verdadeira conversão, não há um momento de íntima descoberta e encontro com o Cristo. Muito embora o slogan “encontrei Jesus” seja o mais repetido pelos adeptos de tais seitas, Jesus, nesse contexto, é tão somente um elemento a mais nesse processo de aprisionamento, e não o motor de uma grande mudança de vida. A mensagem cristã que lhes chega é bastante distante da real. E o "jesus'' que lhes é oferecido é tão somente aquele dos milagres e dos exorcismos, deixam de fora o real Jesus, que também exige uma verdadeira revolução moral na vida do fiel. Não importa QUEM é Jesus, mas o que Ele pode proporcionar.

Sob esse aspecto, inclusive, cabe fazer uma censura peremptória àqueles que se identificam como católicos e apegam-se a sincretismos, comportando-se da mesma maneira que os fiéis evangélicos que mencionamos. O sincretismo é um elemento estranho à fé católica, e o pretenso católico que o pratica está em grave estado de pecado. Não se pode ser católico e espiritista ou fetichista ao mesmo tempo. Não se pode servir a dois senhores. Entretanto, cabe lembrar, que ao contrário das seitas que aqui abordamos, a Igreja Católica condena e reprova de todas as formas tanto o pensamento quanto a manifestação supersticiosa. Fé católica e crendice são elementos amplamente dissociados, e não há espaço para contemporizações a esse respeito.

Ao recorrer a símbolos de magia, a seitas evangélicas contribuem para a solidificação de princípios amplamente contrários a fé cristã. E para maioria das pessoas que integram tais seitas, uma sessão de “descarrego” ou ir ao templo à meia-noite de uma sexta-feira 13 é algo que faz parte da fé cristã. Idéia que contraria frontalmente os fundamentos do cristianismo, que em sua origem e doutrina , é completamente avesso à crendice e ao fetichismo; a qualquer forma de relativização do poder de Deus. Se nem mesmo uma flor nasce sem a permissão do altíssimo, é absurdo imaginar então que mal-olhado é suficiente para lançar a vida de qualquer pessoa na falência, mas é isso que a seita ensina, mesmo que a biblia, a tradição e a patrística cristã afirme o contrário. Dessa forma, a seita envangélica distancia-se de tal forma da fé cristã, que em relação a ela guarda pouca ou nenhuma consonância.

Ao conduzir o fiel a acreditar que as práticas da seita referentes a “proteção” contra maldições é suficiente garantia de sua paz e integridade, o fiel é na verdade conduzido a colocar Deus como mero coadjuvante do poder da seita. Ou seja, Deus, apenas, não seria suficiente à sua necessidade de proteção. Uma prova bastante nítida desse processo de alienação religiosa, é a forma pródiga como essas seitas exploram pseudo exorcismos e testemunhos de fiéis que livraram-se de "feitiços, trabalhos e maldições" através da seita. Para o fiel, Deus, sem a seita "não surte efeito".


Em resumo, para essas seitas e seus pobres e enganados fiéis, sem as correntes, sem a falsa água do rio Jordão, sem o óleo de Israel fabricado no quintal, sem os descarregos teatrais, e para não deixar de citar, sem o “fantástico” shampoo sagrado, o cristianismo não acontece.


Fonte disponível em: http://www.universocatolico.com.br/index.php?/as-seitas-evangelicas-e-suas-supersticoes.html

sexta-feira, 2 de julho de 2010

A ÚLTIMA CHANCE



Tudo o que vemos...
Tudo o que temos...
Tudo o que vivemos...
Um dia não será mais...
Porque tudo nos será tirado,
uma vez que tudo nos foi dado...
Disso não há de se duvidar...

Mas tudo o que vemos, temos e vivemos...
Faz parte da natureza criada,
reveladora do propósito divino...
Porque por essa revelação natural,
compreendemos que tudo vem de Deus...
O Sobrenatural que sustenta todas as coisas...

Porém, não podemos esquecer...
toda causa gera um efeito
e esse efeito traz em si o sentido da vida...
Por isso fiquemos certos...
a realidade que vivemos...
é o que herdaremos como efeito do que cultivamos...
com nosso viver de cada dia...
Porque aqui neste mundo nada se firma ou cresce...
se não permanece em Deus e para Deus...
Visto que dependemos sempre...
e nada somos por nós mesmos...

Ora, isso pode até parecer filosofia obvia ou barata...
Mas nem sempre o que parece ser é...
Porque o viver de cada instante é sempre novo...
pelo menos no seu modo de ser e estar no mundo...
Visto que nada se repete tal qual como antes...
Só não vive essa verdade quem na realidade a nega...

Todavia não só basta negar,
é preciso viver a vida para além do finito que estamos...
e isso só nos é possível em Deus...
Porque de nós mesmos nada podemos...
e nem temos resposta alguma convincente ou definitiva...
Porque só em Deus é que tudo permanece...

E, então, qual é a última chance?
É o arrependimento dos pecados...
A absolvição sacramental dos mesmos...
com a adesão incondicional à Cristo Jesus,
Fonte Eterna de salvação...
Do contrário não há remissão para estes...
Já para quem não peca, é a permanecia em Cristo...
Uma vez que somente assim,
veremos a Deus face a Face...
...
A cada um, cabe tirar suas conclusões...
...

Paz e Bem!

Frei Fernando,OFMConv.


--
Postado por Fr Fernando,OFMConv no A CAMINHO DA ETERNIDADE em 7/01/2010 10:43:00 AM