quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Como começar bem o ano

Saiba como começar bem o ano de 2011


Santuário Nacional
Padre Rodrigo Arnoso, Prefeito de Igreja do Santuário Nacional

Pular sete ondas, comer lentilha, uvas, nozes... São muitas as superstições, mas neste dia que é o marco do início de um novo ano, certo mesmo é não se apegar em coisas externas, mas sim naquilo que é essencial: Deus, que dá sentido à vida.

“Neste dia que celebramos o nascimento de um novo ano, é preciso que nos coloquemos numa atitude de oração e de comprometimento de fazer em tudo, no ano que está chegando, a vontade do Pai”, ressalta o prefeito de Igreja do Santuário Nacional de Aparecida, padre Rodrigo Arnoso.


No dia 1º de janeiro, a Igreja comemora a solenidade de Maria Santíssima Mãe de Deus, vendo que Nossa Senhora ao cumprir a vontade do Pai, fez-se toda de Deus, e assim, permitiu que Ele encontrasse nela habitação para vir ao encontro da humanidade, por meio do seu filho Jesus. Esse é o grande marco do ano que se inicia, explica o sacerdote.

Perdoar para recomeçar

O início de um novo ano é um momento, para muitos, de reflexão e recomeço; momento mais que oportuno de perdoar os outros e a si mesmo. “O perdão é um exercício que aprendemos diariamente, e se somos pessoas de Deus, nós conseguimos transpor muralhas que nos impedem de chegar ao outro, fazendo a experiência do perdão, do amor misericordioso do Pai”, elucida padre Rodrigo.

O psicólogo Élison Santos complementa: “os dias não vão mudar, o que muda somos nós. A vida nos dá a possibilidade de ter uma nova experiência com o mundo inteiro. Isso tem um valor muito importante psicologicamente”.

Mais família

Em vez do apego em superstições, o padre do Santuário de Aparecida aconselha o resgate da reunião familiar. “Não apenas para comer e beber, mas para partilhar a vida, os sentimentos e a alegria de fazer parte da família de Deus, e ter nessa terra uma família que é nossa primeira comunidade”, enfatiza.

Rever o comportamento, o tratamento dado, em especial, aos familiares é uma atitude fundamental para começar bem o ano, segundo o psicólogo Élison Santos. “Existem pessoas que eu preciso perdoar, na minha família, nas minhas relações de amizade ou profissionais? É preciso propor-se a mudar. Estar em paz com as pessoas é muito importante”, enfatiza.

Sem dívidas


Buscar negociações, quitar dívidas, rever as finanças são também atitudes importantes para começar bem um novo ano. “O aspecto financeiro é muito importante, particularmente para a vida de um casal”, destaca o psicólogo.

Mais saúde

É hora de fazer um check-up na saúde para saber como está o coração, a visão, a audição... E também é um bom momento para rever os hábitos alimentares para ter mais saúde e disposição, aconselha Dr. Élison.

Novas metas

Com os pés no chão e os olhos no Céu, o psicólogo ressalta que é preciso ter consciência dos compromissos sociais, como pais, filhos, profissionais ou estudantes, pois renovar as esperanças é também planejar. “O que a vida pede de mim em 2011?” é a pergunta fundamental, explica.

Os crescimentos intelectuais, espirituais e afetivos fazem parte do projeto de amadurecimento pessoal, bem como a busca por aperfeiçoamento através de cursos e uma boa formação, fazem parte do crescimento profissional.

Cada vida é única e especial, cada um tem um papel essencial na construção de um mundo de paz e fraternidade. “A vida tem sentido à medida que a vemos como missão. Depende de mim, mudar o mundo. Perguntar-se qual o sentido da sua vida para as pessoas que lhe cercam”, são reflexões para este novo ano complementa o psicólogo Élison Santos.


em: http://noticias.cancaonova.com/noticia.php?id=279702