quarta-feira, 3 de março de 2010

A BÍBLIA ENSINA A REENCARNAÇÃO?


Não. A Bíblia ensina que "está determinado que os homens morram uma só vez, e depois vem o julgamento" (Hebreus 9,27). Não há absolutamente qualquer evidência bíblica em favor da reencarnação.

Às vezes, algumas pessoas tentam encontrar suporte bíblico para a reencarnação nas palavras de Cristo acerca de João Batista. Em Mateus 17,12, Cristo diz: "E eu vos digo mais: Elias já veio, e não o reconheceram. Pelo contrário, fizeram com ele tudo o que quiseram. Assim também o Filho do Homem será maltratado por eles" (Mateus 17,12).

Jesus está aqui dizendo que João era a reencarnação de Elias? Não! E por uma simples razão: conforme 2Reis 2,9-18, Elias foi levado em corpo para o céu sem experimentar a morte. Com efeito, ele não era candidato a reencarnar porque permanecia em sua encarnação original.

Ademais, em Mateus 17,1-8, Moisés e Elias aparecem a Cristo e a alguns de seus discípulos durante o episódio da Transfiguração. Isto ocorre após João Batista ter sido executado por Herodes Antipas. Por que, então, Moisés e Elias é que aparecem a Cristo e seus discípulos e não, ao contrário, Moisés e João Batista?

Mas se Cristo não quis dizer que João Batista era a reencarnação de Elias, o que, então, queria dizer? Jesus está falando figurativamente em Mateus 17,12. Ele está comparando o ministério profético de João no Novo Testamento ao de Elias no Antigo Testamento. De forma similar, Lucas 1,17 diz que João "caminhará à frente dele [o Senhor], com o espírito e o poder de Elias".

Portanto, não há base bíblica para a reencarnação. Um pessoa que acredita na reencarnação está diante da opção entre crer em "outras fontes de verdade religiosa" ou crer no testemunho bíblico. Aceitar a primeira opção implica necessariamente em rejeitar a segunda.



MAIO/1990, This Rock Magazine -. Apostolado Veritatis Splendor: A BÍBLIA ENSINA A REENCARNAÇÃO?. Disponível em http://www.veritatis.com.br/article/5837. Desde 10/12/2009.

Um comentário:

  1. Aqui está uma materia definitiva para entendimento, isso explica que quando se fala contra alguns preceitos errados, não está havendo discriminação ou intolerância comnta a denominação A ou B, mais sim coisas firmadas na verdade que é a palavra de Deus

    ResponderExcluir