domingo, 20 de junho de 2010

Floriano pronta para acolher Dom Valdemir


A Festa de acolhimento do novo bispo de Floriano, o segundo da nova diocese, Dom Valdemir Ferreira dos Santos, será em 03 de julho, semana em que a cidade comemora 113 anos de emancipação política.
A programação prevê uma grande carreata, saindo do entroncamento do Paracaty, saídas para Teresina e Oeiras, até a praça Dr. Sebastião Martins. A carreata começará às 8:30 da manhã, e os fiéis prometem acolher o novo bispo com bandeiras, cânticos e foguetórios.
A celebração de posse será às 17:00 horas no adro da Catedral de São Pedro de Alcântara, com a presença de bispos, padres, autoridades e toda a comunidade.
Dom Valdemir escolheu como lema episcopal "Apascenta as minhas ovelhas" (Jo 21,17) (Pasce oves meas).

Dom Valdemir Ferreira dos Santos, nomeado bispo de Floriano em 17 de março de 2010, foi ordenado bispo, no último dia 30 de maio, no Ginásio de Esportes Raul Ferraz, na cidade de Vitória da Conquista-BA, quando milhares de féis lotaram as arquibancadas do ginásio.
A celebração episcopal foi presidida pelo arcebispo metropolitano de Vitória da Conquista, dom Luis Gonzaga Pepeu, e também pelo arcebispo de Mariana (MG) e presidente da CNBB Dom Geraldo Lyrio Rocha, do arcebispo emérito de Teresina (PI), Dom Celso José da Silva, e do bispo emérito de Floriano, Dom Augusto Alves da Rocha.


Concelebraram e participaram do ato outros Excelentíssimos e Reverendíssimos Senhores Arcebispos e Bispos: Dom Itamar Vian - Arcebispo de Feira de Santana, Dom Zanoni Demettino Castro - Bispo de São Mateus, Dom Armando Bucciol - Bispo de Livramento de Nossa Senhora, Dom Carlos Alberto dos Santos - Bispo de Teixeira de Freitas/Caravelas, Dom Juarez Sousa da Silva - Bispo de Oeiras, e Dom Cristiano Jakob Krapf. Alguns superiores de Ordens e Congregações religiosas e numerosos presbíteros do clero diocesano e religioso concelebraram a Eucaristia. Contou-se ainda com a participação de diáconos, religiosos e religiosas, seminaristas e vocacionados, autoridades civis e militares e uma multidão de fiéis que superlotou o ginásio, louvando e agradecendo a Deus por mais um servidor que Ele escolheu como Pastor de seu povo, para a Igreja Particular de Floriano.

A primeira missa presidida como bispo foi celebrada ás 18 horas do mesmo dia na paróquia Nossa Senhora das Candeias, aonde desde 1986, vinha exercendo a função de pároco, além de ser vigário regional do Vicariato Sao Lucas, membro do Conselho Fiscal da Cáritas Diocesana, Segundo Tesoureiro da Pastoral da Pessoa Idosa, membro do Conselho Presbiteral e do Colégio dos Consultores e Ecônomo Arquidiocesano.


BIOGRAFIA

Dom Valdemir nasceu no dia 30 de março de 1960, em Itajaí, Município de Nova Canaã, Bahia, Arquidiocese de Vitória da Conquista. Filho de Arcênio Ferreira dos Santos e Maria José dos Santos, ambos falecidos. É o oitavo filho de uma família de 12 irmãos. Iniciou seus estudos no Grupo Escolar Luís Braga, em Itajaí, onde freqüentou da 1ª a 4ª séries, de 1970 a 1973. No ano de 1974 passou a estudar no Colégio Florestal, em Nova Canaã, onde cursou a 5ª e 6ª séries. Em 1976 passou a estudar em Poções, no Colégio Estadual Doutor Roberto Santos, onde concluiu o 1º Grau em 1977. Continuou seus estudos no Centro Educacional de Poções, onde em 1978 iniciou o 2º Grau. No dia 5 de março de 1979 ingressou no Seminário Diocesano de Vitória da Conquista, matriculando-se no Colégio Diocesano de Conquista, onde em 1980 concluiu o Curso do 2º Grau, tendo como Bispo Diocesano Dom Climério Almeida de Andrade.
De 1981 a 1982 freqüentou o Curso de Filosofia no Seminário Maior do Nordeste de Minas, em Teófilo Otoni, Estado de Minas Gerais. Cursou a Teologia na Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, em São Paulo, de 1983 a 1986. Foi ordenado Diácono no dia 8 de março de 1987, ano em que obteve a Licença em Filosofia (Licenciatura Plena) pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras das Faculdades Associadas do Ipiranga, em São Paulo. E no dia 6 de setembro de 1987, em Ibicuí, Arquidiocese de Vitória da Conquista, foi ordenado Presbítero pela imposição das mãos do então Bispo Diocesano Dom Celso José Pinto da Silva.
Após a ordenação exerceu os seguintes ofícios e ministérios: Em 1987 foi nomeado Moderador de três Paróquias (Iguaí, Nova Canaã e Ibicuí) e Administrador Paroquial da Paróquia de São Pedro, em Ibicuí; de 1990 a 1997 foi Pároco da Paróquia Nossa Senhora das Graças, em Vitória da Conquista; de 1991 a 1997 também colaborou, como Vigário Paroquial, nas Paróquias São Miguel em Vitória da Conquista, São João Batista em Anagé e na Paróquia Senhor do Bonfim em Barra do Choça. No ano de 1992 obteve o título de Bacharel em Teologia. E em 2002 obteve a Licença (Mestrado) em Teologia Bíblica, pela Pontifícia Universidade São Tomás de Aquino (ANGELICUM) em Roma. Na mesma Pontifícia Universidade inscreveu-se para o Doutorado. No momento continua trabalhando sua tese que tem como tema: KηΦάζ (Cefas) na literatura paulina. Uma leitura semita da missão do Apóstolo Pedro.
No Regional NE-3 da CNBB foi membro da Equipe de Coordenação da Catequese, de 1987 a 1991; e Coordenador da Pastoral Catequética do Sub-Regional V, de 1990 a 1993.
De 1987 a 1997 foi Coordenador da Pastoral Catequética Diocesana; de 1990 a 1997 lecionou no Curso de Teologia para Leigos, e de 1991 a 1994 foi Professor no Instituto Diocesano de Filosofia. Em 1990 foi eleito membro do Conselho Presbiteral e do Colégio dos Consultores.
Como formador foi também coordenador da Pastoral Vocacional Diocesana 1995 a 1997. Foi Vice-Reitor do Seminário de Filosofia Nossa Senhora das Vitórias, de 1992 a 1994; tornando-se em seguida seu Reitor de 1995-1996; e em 1997 foi nomeado Reitor do Curso Propedêutico. Foi Professor no Instituto de Filosofia Nossa Senhora das Vitórias no período de 1991 a 1992 e no ano de 1994, onde lecionou História da Filosofia Antiga, Introdução ao Mistério de Cristo e Catequese cristã. Como professor lecionou também, de 1990 a 1997 no “Curso de Teologia para Leigos” da Arquidiocese, ministrando as seguintes disciplinas: Cristologia, Eclesiologia, Bíblia e Pastoral.
Em 1991 foi o representante da Arquidiocese junto ao “Conselho Municipal de Ensino Religioso”; em 1996foi eleito Vice-Presidente do “Conselho Municipal da Criança e do Adolescente”, e em 1997 eleito seu Presidente.
De 1993 a 1995 exerceu o ofício de Diretor Espiritual Diocesano do Movimento de Cursilhos de Cristandade; de 1995 a 1996 foi Administrador do Centro Diocesano de Formação para Leigos. E desde 2007 tem sido o Diretor da Escola de Formação Diaconal Arquidiocesana.
Ultimamente vem exercendo os ofícios de Pároco da Paróquia Nossa Senhora das Candeias, em Vitória da Conquista (desde 2006), Vigário Regional do Vicariato São Lucas, membro do Conselho Fiscal da Cáritas Arquidiocesana, 2º tesoureiro da Pastoral da Pessoa Idosa, membro do Conselho Presbiteral e do Colégio dos Consultores, e Ecônomo Arquidiocesano.
Neste dia 17 de março de 2010 foi nomeado, pelo Papa Bento XVI, 2º Bispo Diocesano de Floriano, no Estado do Piauí. Como servidor do Evangelho de Jesus Cristo para a esperança do mundo, o novo Bispo adotou como lema de seu brasão episcopal: “Apascenta as minhas ovelhas” - Pasce oves meas (Jo 21,17), uma referência bíblica de inspiração e orientação para a missão do novo Pastor.

MENSAGEM AO POVO DE DEUS
DA DIOCESE DE FLORIANO

“Apascenta as minhas ovelhas” (Jo 21,17)
“Pasce oves meas”

Excelentíssimo e Reverendíssimo Dom Augusto Alves da Rocha, caríssimos Sacerdotes, Diáconos, Religiosos(as), demais Consagrados(as), Seminaristas e Vocacionados, Catequistas, Animadores das CEB’s, Movimentos e Pastorais, homens e mulheres de boa vontade, e todo o “Povo de Deus” da Igreja Particular que está em Floriano, “a graça de Nosso Senhor Jesus Cristo, o amor do Pai e a comunhão do Espírito Santo estejam convosco”!

Caros irmãos e irmãs, com espírito de fé e humildade aceitei o chamado da Igreja, por nomeação do Santo Padre, o Papa Bento XVI, para suceder ao meu dileto irmão Pastor e Profeta, Dom Augusto Alves da Rocha, no governo e pastoreio da Diocese de Floriano. Estou consciente da nobre, mas também desafiadora missão que ora o Senhor me confia. Em minhas orações tenho dado graças ao Deus, Senhor da vida e da esperança, por todos vós, enquanto alegro-me pela “atividade de vossa fé, o esforço da vossa caridade e a perseverança da vossa esperança em Nosso Senhor Jesus Cristo” (1Ts 1,3).

Estou indo até vós para somar e caminhar com uma Igreja viva, discípula e missionária de Jesus Cristo. Neste momento de transição, muitas perguntas e incertezas ressoarão em nossos corações, como aquela de São Tomé: “Senhor, não sabemos para onde vais. Como podemos conhecer o caminho? (Jo 14,5). Mas, ao mesmo tempo, reavivamos o dom de Deus que há em nós (2Tm 1,6), pois, “com a alegria da fé, somos missionários para proclamar o Evangelho de Jesus Cristo e, n’Ele, a boa nova da dignidade humana, da vida, da família, do trabalho, da ciência e da solidariedade com a criação (DA 103), à luz da evangélica opção pelos empobrecidos, o que, aliás, tendes procurado fazer com solicitude (Gl 2,10).

Confesso, a minha satisfação é imensa ao saber que em breve, com a graça de Deus, estarei convosco, na firme esperança de que a nossa missão é para a “glória de Deus Pai, para o nosso bem e da Santa Igreja”. Enfim, confio o meu pastoreio à Virgem Maria, a discípula missionária mais perfeita do Senhor, e a São Pedro de Alcântara, para que na luz do Ressuscitado e com a força e a unção do Espírito Santo, também ecoem no templo do meu coração as Palavras do Mestre e Bom Pastor: “Apascenta as minhas ovelhas”.

A todos o meu carinhoso e paternal abraço, e a minha bênção.


Mons. Valdemir Ferreira dos Santos
BISPO ELEITO DE FLORIANO




Fonte: cnbb.org.br; paróquia S.Pedro de Alcântara; paroquiadaconquista.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário