sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Dia da Bíblia


São Jerônimo, o tradutor da Sagrada Escritura


No último dia de setembro, mês dedicado à Bíblia, comemoramos o Dia de São Jerônimo, cujo papel foi fundamental na história do Cristianismo por ser responsável pela tradução das Sagradas Escrituras para o latim.
São Jerônimo
São Jerônimo, presbítero e doutor da Igreja, nasceu na Dalmácia, onde hoje é a Croácia, por volta do ano 340. Tendo herdado dos pais pequena fortuna, utilizou-a para realizar sua vocação dedicando-se profundamente aos estudos. Em virtude disso, viajou para Roma, onde estudou com os melhores mestres de Retórica da época.
Aos 25 anos de idade foi batizado pelo Papa Libério; logo em seguida, viajou à Síria, onde viria a conhecer e praticar o rigor da vida monástica vivida no Oriente. Nesse país prestou serviços relevantes ao bispo Paulino, que quis ordená-lo sacerdote. No entanto, Jerônimo não sentia vocação à atividade pastoral e praticamente não exerceu o ministério sacerdotal. Tendo que optar entre sua vocação inata de escritor e o chamamento à ascese monacal, encontrou a conciliação entre estes extremos que marcaria o caminho de sua vida: seria um monge, mas um monge para quem o retiro era ocasião de dedicação total aos estudos.
Dentro dessa vocação, tendo em vista a extraordinária inteligência, estudou hebraico e aperfeiçoou seus conhecimentos do grego para poder compreender melhor as Sagradas Escrituras nas línguas originais.
Por convite do Papa Dâmaso, foi chamado a Roma, onde viria a ser secretário particular do Santo Padre, recebendo a tarefa de traduzir a Bíblia para o latim.
A tarefa que São Jerônimo começou em Roma iria durar praticamente por toda a vida. O conjunto de sua tradução da Sagrada Escritura para o latim chamou-se “Vulgata”e foi o texto mais utilizado pela Igreja nos séculos posteriores, tornando-se oficial com o Concílio de Trento; só mudando essa realidade, ultimamente, por conta das novas traduções. Na tradução, São Jerônimo revela agudo senso crítico, amor incontido pela Palavra de Deus e riqueza de informações sobre os tempos e lugares relativos à Bíblia.
Já no fim de sua vida, triste por certas intrigas do meio romano, retirou-se para Belém, onde, vivendo como monge, continuou, até a morte, seus estudos e trabalhos bíblicos, vindo a falecer no ano de 420.
São Jerônimo foi vigoroso, inteligente e de temperamento indomável. Foi declarado Padroeiro dos Estudos Bíblicos e o “Dia da Bíblia” foi estabelecido exatamente no último domingo de setembro em homenagem à data de sua morte.
Dentre as frases desse grande santo da Igreja mais conhecidas está: “Cristo é o poder de Deus e a sabedoria de Deus, e quem ignora as Escrituras ignora o poder e a sabedoria de Deus; portanto, ignorar as Escrituras Sagradas é ignorar a Cristo”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário