segunda-feira, 17 de maio de 2010

Pode o católico ser maçom?




DECLARAÇÃO SOBRE A MAÇONARIA


Sagrada Congregação para a Doutrina da Fé




Foi perguntado se mudou o parecer da Igreja a respeito da Maçonaria, pelo fato de que no novo Código de Direito Canônico ela não vem expressamente mencionada como no Código anterior. Esta Sagrada Congregação quer responder que tal circunstância é devida a um critério redacional seguido também quanto às outras associações igualmente não mencionadas, uma vez que estão compreendidas em categorias mais amplas. Permanece portanto imutável o parecer negativo da Igreja a respeito das associações maçônicas, pois os seus princípios foram sempre considerados inconciliáveis com a doutrina da Igreja e por isso permanece proibida a inscrição nelas. Os fiéis que pertencem às associações maçônicas estão em estado de pecado grave e não podem aproximar-se da Sagrada Comunhão. Não corresponde às autoridades eclesiásticas locais pronunciarem-se sobre a natureza das associações maçônicas com um juízo que implique derrogação de quanto acima estabelecido e isto segundo a mente da Declaração desta Sagrada Congregação, de 17 de fevereiro de 1981 (cf. AAS 73, 1981, p.240-241). O Sumo Pontífice João Paulo II, durante a audiência concedida ao subscrito Cardeal Prefeito, aprovou a presente Declaração, e ordenou a sua publicação. Joseph Card. Ratzinger PrefeitoIrmaos a Maçonaria prega um Deus ( grande Arquiteto do Universo) que criou o mundo e entregou nas mãos dos homens e não faz mais Nada.Isso é uma grande mentira, o nosso Deus nos ama e mandou seu unico filho Jesus para nos Salvar, Curar e libertar, e você que está lendo isso aqui,pense quantas vezes Deus já curou você e te tirou do fundo do poço,então irmãos esse ensino da Maçonaria é mentiroso, o nosso Deus está vivo, nos ama e cuida de nós, e ele interferiu no mundo ao enviar seu Filho unico para nos Salvar...Outro erro é que na Maçonaria é os Segredos que cada Maçom tem que guardar e fazer Juramentos de nunca revelar esses segredos, com ameaças terríveis,isso é pecado porque a Palavra de Deus disse: EU PORÉM VOS DIGO, NÃO JUREIS DE MANEIRA ALGUMA,NEM PELO CÉU PORQUE É O TRONO DE DEUS,NEM PELA TERRA...NEM JURARÁS PELA TUA CABEÇA, PORQUE NÃO PODES TORNAR UM SÓ FIO DE CABELO BRANCO OU PRETO.( MATEUS 5,34-36) Então percebemos que um fiel católico não pode ser Maçom,está proibido até de receber a Eucaristia, porque está em Pecado Grave,basta ver que esse documento diz que as autoridades eclesiásticas locais não pode mudar o seu parecer,ou seja ainda que um Padre ou mesmo Bispo fale que não tem nada haver católico filiar na Maçonaria, a Igreja é muito Clara Sobre Isso.




Quem quiser aprofundar no assunto Leia o Livro ( MAÇONARIA DO OUTRO LADO DA LUZ) ou o livro ( MAÇONARIA E IGREJA CATÓLICA) de Dom Boaventura Copenburg, e tem ainda uma Encíclica do Papa Leão XIII que condena a filiação de Fieis Católicos na Maçonaria..,Clique e leiahttp://www.fimdostempos.net/documento_papa_contra_maconaria2.htmlVale lembrar que a Igreja è mãe e não condena os Maçons, mas condena os ensinamentos da Maçonaria e nós não podemos Servir a dois Senhores( Mateus 6,24)




Para download, em arquivo PDF, o livro "A Maçonaria no Brasil".Título: A Maçonaria no Brasil - Orientação para os CatólicosAutor: Dr. Boaventura KloppenburgEditora: VozesAno: 1956

http://www.4shared.com/get/121790756/a682ada6/A_Maconaria_no_Brasil.html;jsessionid=34F30324266E200AE0EE9DD2A79FADFE.dc210




=======




Caríssimos internautas que acessam o blogo do grupo de oração Discipulos de Emaús...é sempre importante saber os argumentos contrários as nossas concepções doutrinárias, por isto, postaremos também os comentários dessa postagem, retirada do endereço http://eudesrcc.blogspot.com/




=======




kirk disse...
Eudes, A Maçonaria não é Religião, mas sim escola de filosofia associada à entidade beneficente e associação política. Tudo isso para convidados... A escola de filosofia busca polir o caráter do maçom para que ele se torne uma pessoa melhor do que a que ingressou ali. A família sempre é colocada em primeiro plano... Simbolicamente ele deve construir um Templo de Salomão. Este templo é ele melhor...Nesta escola realmente Deus é chamado de Grande Arquiteto do Universo. Mas qual a importância disso? De quantos nomes Deus já foi chamado até hoje? Numa pesquisa rápida chegamos a setenta e dois ( ver http://www.youtube.com/watch?v=Bv7Ny3rMkQQ )... O importante é que para ingressar na Maçonaria faz-se necessário que o candidato acredite em Deus...Não sendo a Maçonaria Religião, qual seria o problema do Maçom ser católico? O que o tornaria indigno de receber a Santa Comunhão? A enorme ajuda que ele secretamente dá as famílias carentes não conta nada? E o que dizer da luta política da Maçonaria em socorro dos menos favorecidos? No que toca a associação política, você deve saber que a Maçonaria esteve diretamente ligada à independência do Brasil e a proclamação da República, e hoje, como sempre, ela trabalha do seu jeito (entenda nisso discretamente) na busca por uma sociedade mais justa... Observando que as pessoas “do mal” acabam se organizando e criam uma rede que favorece a corrupção, na esfera política o que a Maçonaria busca é fazer uma corrente contrária, uma associação de pessoas do bem para fazer frente a este quadro que se apresenta...O que a Igreja vê de inconciliável com a Maçonaria é o fato de duas pessoas, uma Maçom e outra não, na igreja serem irmãs e fora dela uma poder adentrar ao ambiente Maçonico e outra não... Mas isso é intransigência... Se duas pessoas são católicas e uma é sócia do Minas Tênis Clube, apenas uma pode entrar neste clube, e esta, contudo, não está impedida de freqüentar a igreja... Jesus alertou para o perigo do demasiado apego aos dogmas. Os fariseus e os escribas eram pessoas bastante religiosas e mesmo assim foram advertidas por Ele por este motivo... Temos que ter cuidado... Por Maçonaria em comparação com a Igreja é o mesmo que comparar muro a descanso... Ou seja, não tem nada a ver.Abraços fraternais.Kirk .'.



16 de outubro de 2009 00:26
Ave de Rapina disse...
Penso que a igreja ao condenar a Maçonaria e seus ensinamentos maçonicos, comete o mesmo erro do passado, quando o Rei da França, Felipe IV "O Belo" junto com o Papa Clemente V, condenaram e lançaram a fogueira todos os membros ou quase todos,Cavaleiros Templários. Espero num futuro não muito distante, que a igreja não tenha que pedir desculpa ou perdoar a Maçonaria, como fez através dos séculos com a Santa Inquisição e milhares de inocentes em que a igreja colocou na fogueira.
Jeziel Almeida - Volta Redonda - RJ disse...
Caro Eudes,Duas coisas a palavra de Deus nos esclarece sobre aspectos que envolvem associações que fazem:a)JURAMENTOS (no sentido bíblico, é claro - exclui-se aqui os "juramentos" em formaturas - que está em um contexto totalmente diferente)Veja o que diz na palavra do Senhor:Mateus 5:33-37"Ouvistes ainda o que foi dito aos antigos: Não jurarás falso, mas cumprirás para com o Senhor os teus juramentos. Eu, porém, vos digo: não jureis de modo algum, nem pelo céu, porque é o trono de Deus;nem pela terra, porque é o escabelo de seus pés; nem por Jerusalém, porque é a cidade do grande Rei. Nem jurarás pela tua cabeça, porque não podes fazer um cabelo tornar-se branco ou negro. Dizei somente: Sim, se é sim; não, se é não. Tudo o que passa além disto vem do Maligno.b)REUNIÕES SECRETASAqui em Mateus 5:25 O Senhor Jesus nos diz para "Dizer às claras e, aquilo que é dito aos ouvidos, publicar de cima dos telhados"Sou da Assembléia de Deus e achei esse seu blog navegando na net. Como deve saber, as condenações da Igreja Católica para mim não tem nenhum valor doutrinal. Mas baseado na palavra de Deus, vejo que comungamos o mesmo sentimento em relação a qualquer instituição secreta que tenha esses dois princípios mencionados nas acima. Só isso já os desabona...Além do quê: Caro irmão, você já viu algum pobre, tipo um gari, um caseiro, um vaqueiro, um catador de papel etc, ser admitido nessa instituição? Penso que isso é fazer acepção de pessoas...Porque tem que ser somente para pessoas influentes na sociedade (seja ela de caráter financeiro ou acadêmico). Isso também os desabona...e muito!
17 de outubro de 2009 20:26

Ângelo Soutto - BH disse...
Pessoal,Fui no site do vaticano e conferi que há mesmo um documento oficial, aprovado por João Paulo II e assinado pelo então Cardeal Joseph RATZINGER (hoje Papa Bento XVI). Veja o link que vai direto para a página do VATICANO.VA: http://www.vatican.va/roman_curia/congregations/cfaith/documents/rc_con_cfaith_doc_19831126_declaration-masonic_po.htmlCá pra nós, essa condenação expressa e oficial da Igreja, para nós Católicos (repito, para NÓS CATÓLICOS, QUE COMUNGAMOS O CORPO E O SANGUE DO SENHOR), deve servir de sinal de alerta: Acho que Bento XVI não é nenhum "abobado" e que o mesmo deve ter escrito esse documento baseado em ARGUMENTOS MUITO SÉRIOS!Para todos, fica a palavra de Deus em I Coríntios 11, 25 - 29, sobre comer o CORPO E O SANGUE DO SENHOR:"Do mesmo modo, depois de haver ceado, tomou também o cálice, dizendo: Este cálice é a Nova Aliança no meu sangue; todas as vezes que o beberdes, fazei-o em memória de mim. Assim, todas as vezes que comeis desse pão e bebeis desse cálice lembrais a morte do Senhor, até que venha.Portanto, todo aquele que comer o pão ou beber o cálice do Senhor indignamente será culpável do corpo e do sangue do Senhor.Que cada um se examine a si mesmo, e assim coma desse pão e beba desse cálice.Aquele que o come e o bebe sem distinguir o corpo do Senhor, come e bebe a sua própria condenação."FRISO: "COME E BEBE A SUA PRÓPRIA CONDENAÇÃO"



EUDES RCC disse...
Querido irmão Kik a Palavra de Deus disse: QUE UNIÃO PODE HAVER ENTRE A LUZ E AS TREVAS, ENTRE A JUSTIÇA E A INIQUIDADE, QUE ACORDO PODE HAVER ENTRE CRISTO E BELIAL!( II CORINTHIOS 6,14-16) irmão obedeço os ensinamentos do Papa porque é o sucessor de pedro( Mateus 16,13-19) ROMA LOCUTA CAUSA FINITA DIZ SANTO AGOSTINHO se o papa disse que católico não pode ser Maçom faça sua Escolha, ou obedeça o que ensina o chefe maximo da Igreja, ou larga a Igreja, não dá para ter um pé na Maçonaria e outro na Igreja, receber a Eucaristia em pecado mortal, é sacrilégio é cpomer e beber sua propria condenação( I CORINTHIOS 11,27)FÉ CATOLICA E MAÇOANRIA NUNCA CAMINHARAM E NEM VAI CAMINHAR JUNTO, PORQUE O CORDEIRO JESUS E O BODE JAMAIS IRÃO FICAR DO MESMO LADO... a paz e que Deus te abençoe 18 de outubro de 2009 21:09

Um comentário:

  1. Boa tarde caro irmão.

    Gostaria de pedir permissão para usar uma das figuras deste post num artigo que escrivi para o site que mantenho, e também um blog de amigos.

    Qualquer coisa me avise pelo email: peter_herisson@msn.com

    Nosso objetivo é sempre evangelizar!

    PAX

    ResponderExcluir